Baixada em Pauta #232: Com café, música e literatura, tradicional livraria vira local de aconchego em Santos
03/05/2025
(Foto: Reprodução) Durante o bate-papo no podcast, o editor e dono da Livraria Realejo, José Luiz Tahan, contou sobre a própria trajetória e também compartilhou reflexões sobre o mercado editorial e a formação de leitores. VÍDEO CADASTRADO E PUBLICADO NA EF: 13565912
O dono e editor da Livraria Realejo, em Santos, José Luiz Tahan, esteve no podcast Baixada em Pauta. Durante o bate-papo, o livreiro contou sobre a própria trajetória e compartilhou reflexões sobre o mercado editorial, a formação de leitores e a importância da literatura em tempos digitais.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Tahan revelou que teve uma entrada não planejada no universo literário. “É uma história meio maluca de desencontros e recados maldados que me levaram para essa carreira”, contou. Segundo ele, tudo começou com um convite para trabalhar em um bar.
Anos depois, o mal-entendido resultou na fundação da Realejo, uma livraria de rua que une café, eventos culturais e uma curadoria cuidadosa de títulos.
“Eu quis pensar no lugar que ele remetesse à diversão, à diversão por meio da leitura. O livro, ele é o efeito colateral dessa livraria, a gente vende livros, depois de atender do nosso jeito, um jeito muito, muito dedicado, de ter opinião com o leitor, de trocar ideias com o leitor”, explicou.
Diferente de grandes livrarias que buscam atender a todos os públicos, Tahan optou por um foco específico. “A gente decidiu ter um recorte de assuntos que a gente se debruça ou se dedica na Realejo, e ter uma mini cafeteria, bar-café lá dentro, ter música na calçada, ter o parklet [área de convivência] na rua em frente, que transformou numa praça de convívio”.
Na conversa, ele também abordou o debate sobre a permanência do livro impresso. “Eu tendo a acreditar e a interpretar que eles coabitam, não existe uma tensão tão assim, tão de canibalismo ou de ameaça. Não é ser saudosista você ver, pegar um livro impresso, você falar: 'Ah, mas pô, os livros impressos fazem parte do passado?' Eu acho que não”.
Baixada em Pauta: José Luiz Tahan é o convidado da semana
Raimundo Rosa/Prefeitura de Santos
O hábito da leitura
Para o livreiro, a formação de leitores começa desde cedo, com a família e a escola como incentivadores.
“Eu acho que têm alguns caminhos muito claros assim, que um é família, se os seus pais gostam de ler, ou se você tem familiaridade com livros que 'não servem para nada' estão ali para você pegar e ler, porque é bom ler”, analisou ele.
Tarrafa Literária reúne diversos autores de todo país.
Divulgação
Valorização à literatura
No esforço para aproximar as pessoas da literatura, um dos projetos de maior destaque é a Tarrafa Literária, festival idealizado por Tahan, que acontece em Santos desde 2009.
-O evento já trouxe autores de todo o Brasil e de diversos países para encontros presenciais com leitores, promovendo debates, lançamentos e ações formativas.
Segundo ele, o impacto é perceptível na Realejo. “Eu recebo lá na Realejo, na minha livraria, gente que nem sabe que a Realejo tá por trás do festival. E elas falam: 'Olha, a gente foi num evento que conheceu o escritor tal, e caramba, agora meus filhos gostam de ler'”.
Baixada em Pauta: José Luiz Tahan é o convidado da semana
Reprodução
Você confere essa história e muitas outras no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos