IV Festival de Circo é realizado em São Luís com programação gratuita no Centro da cidade
02/05/2025
(Foto: Reprodução) Com o tema “O Mundo é um Circo: transformando pessoas e lugares”, o festival destaca a potência do circo como linguagem de celebração, conexão e transformação social. IV Festival de Circo é realizado em São Luís com programação gratuita no Centro da cidade
Divulgação/Assessoria
Está sendo realizado, em São Luís, o IV Festival de Circo, que é uma realização do Coletivo O Circo Tá na Rua, que desde 2016 atua na formação de jovens artistas e na revitalização da arte circense de rua.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp
Com o tema “O Mundo é um Circo: transformando pessoas e lugares”, o festival destaca a potência do circo como linguagem de celebração, conexão e transformação social.
A programação ocorre até o dia 5 de maio, com destaque para quatro dias de intensa vivência circense. Nessa quinta (1º), o festival deu a largada com a exibição de um vídeo-retrospectiva no encerramento do projeto ReciclaCirco, aquecendo o público para os dias seguintes.
Nesta sexta-feira (2), as ruas ganharam vida com intervenções artísticas em dois pontos da cidade: na Praça Deodoro, com o grupo Voadores, e no Terminal Praia Grande, com o mímico Gilson César. Ainda na sexta, foi lançado o primeiro episódio do podcast Histórias ou Estórias de Circo.
O sábado será dedicado à formação. Das 9h às 12h e das 14h às 17h, ocorre a oficina “Desvendando a Lei Rouanet”, no CCVM, ministrada por Donny dos Santos.
O encerramento ocorre na segunda-feira (5), com o tradicional Sarau de Segunda, na Praça Nauro Machado. A concentração será às 16h30, seguida pelo cortejo circense às 17h.
Com o objetivo de popularizar o acesso às artes circenses e criar momentos de sociabilidade, o festival promove encontros, vivências, formações e apresentações para todas as idades, unindo arte, educação, cultura popular e sustentabilidade.
O evento também contará com oficina de perna de pau — parte do projeto “Vem Andar e Voa” — ministrada por Fernanda Marques, com apoio dos monitores Rafinha e Cadu ou Walberth. A atividade será realizada em parceria com a Casa das Pretas (Coroadinho), em data a ser definida.
A programação inclui ainda uma oficina de técnicas de iluminação para espetáculos e uma oficina de palhaçaria com Necylia Monteiro, em parceria com o Núcleo Arte-Educação (NAE), marcada para o dia 12 de maio, no Teatro Arthur Azevedo.
O projeto foi aprovado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), por meio do Edital LPG Nº 21/2023 - Circo, da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão.
Histórico
Desde sua primeira edição, em 2018, o Festival de Circo de São Luís tem se firmado como espaço de valorização e multiplicação das artes circenses no Maranhão. A edição inaugural contou com três dias de programação, incluindo rodas de conversa, oficinas, intervenções urbanas e um grande sarau na Praça Nauro Machado.
Em 2020 e 2021, o festival foi adaptado ao formato online por conta da pandemia, sendo realizado por meio da Lei Aldir Blanc, com transmissões ao vivo, oficinas virtuais, podcasts e apoio direto a artistas circenses impactados pela crise sanitária. O evento ofereceu suporte técnico e artístico para gravações e manteve sua missão formativa, reunindo centenas de participantes em ações remotas. Em 2021, contou com uma residência circense híbrida, com aulas presenciais e transmissão online, ampliando o alcance e o impacto do projeto.
Já em 2016, uma prévia do festival foi realizada para celebrar os três anos do coletivo, com dois dias de oficinas, rodas de debate, apresentações e shows.
Consolidado como o único evento dedicado exclusivamente às artes circenses no estado, o Festival de Circo de São Luís se torna, a cada edição, um espaço de encontro, memória e reinvenção da cultura circense — reunindo artistas da capital, do interior do Maranhão, de outros estados e até internacionais.
Programação Oficial do IV Festival de Circo de São Luís
01/05 – Quinta-feira
• Exibição de vídeo retrospectiva no encerramento do projeto ReciclaCirco
02/05 – Sexta-feira
• Intervenções Circenses – 17h às 18h
• Praça Deodoro: Voadores (Abel, Cadu, Gabi e Necylia)
• Terminal Praia Grande: Gilson César
• Podcast – Lançamento do 1º episódio: “Histórias ou Estórias de Circo”
03/05 – Sábado
• Oficina “Desvendando a Lei Rouanet” (Manhã e tarde)
• Ministrante: Donny dos Santos
• Local: CCVM
Segunda-feira
• Sarau de Segunda – Praça Nauro Machado
• 16h30 – Concentração
• 17h – Cortejo Circense
• 17h30 em diante:
Feirinha Criativa “Ale Hop!”
Corrida Sapeca
Oficina de Circo
Bingo Circense
Apresentações: Com Quantas Palhaças, Raul e Artemis, e artista convidado
Discotecagem
12/05 – Oficina de Palhaçaria (em parceria com o NAE)
Ministrante: Necylia Monteiro
Local: Teatro Arhur Azevedo